Acontece
Brasília recebe a exposição “Gênesis” de Sebastião Salgado
A partir do dia 3 de setembro o CCBB receberá a mostra Gênesis, com 245 fotos de Sebastião Salgado e sob a curadoria de sua esposa, Lélia Wanick. O projeto que levou oitos anos para ser concluído traz imagens de diversos locais do mundo produzidas entre 2004 e 2011.
Sebastião realizou 30 viagens registrando montanhas, desertos, animais beirando a extinção, florestas e tribos. “Gênesis é sobre os primórdios, sobre um planeta intocado, suas partes mais puras, e um modo de vida tradicional que convive em harmonia com a natureza. Quero que as pessoas enxerguem o nosso planeta de outra forma, sintam-se comovidas e se aproximem mais dele”, explica o artista.
A abordagem de Sebastião Salgado sobre os fotos não é a de um jornalista, cientista ou antropólogo, mas, sim, de um fotógrafo apaixonado, que persegue o sonho romântico de capturar a natureza em seu auge. Em viagens a pé, de ônibus, em pequenos barcos, aviões e até mesmo em balões, ele registrou desertos gigantes, terras geladas, icebergs, vulcões, selvas, cadeias de montanhas e animais em seu ambiente natural.
A exposição não tem catálogo, todas as fotografias foram reunidas no livro homônimo, publicado pela Taschen, com o designer assinado por Lélia Wanick. Além do livro e da exposição, a mostra Gênesis também roda o mundo em um filme documentário realizado pelos diretores Win Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.
Onde?
Cento Cultural Banco do Brasil – CCBB.
Quando?
3 de setembro a 20 de outubro.
Que horas?
De quarta a segunda, das 9h às 21h.
Quanto custa?
Entrada franca.
0 comentários