Acontece

Festival Fartura – Comidas do Brasil chega a Brasília

De  | 

Oláá queridos,

Já têm programação para o final de semana?

Pela primeira vez em Brasília, no Pontão do Lago Sul, o Festival Fartura – Comidas do Brasil harmoniza mais de 60 atrações gastronômicas a um lineup musical e cênico. Serão mais de 15 apresentações entre os dias 23 e 24 de março, que valorizam alguns dos talentos artísticos que formam a diversidade cultural do Planalto Central.

É o caso, por exemplo, do DJ Rodrigo Barata, que abre a programação em ambos os dias. Ele é um dos fundadores do Coletivo Criolina, grupo que promove shows, festas, festivais, blocos de Carnaval e outros eventos no Distrito Federal e em outros estados. No setlist, muita música brasileira, com influências afro-latinas e beats globais.

No sábado, dia 23, destaque para as apresentações de choro, gênero que chegou a Brasília ainda no período de construção da cidade. Formado por Reco do Bandolim (bandolim), Fernando César (violão 7 cordas), George Costa (violão 6 cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (pandeiro), o grupo Choro Livre promete um repertório de clássicos da MPB, fruto da parceria nos palcos com “monstros” como Nelson Cavaquinho, Moraes Moreira, Ivone de Lara e Paulinho da Viola. O violonista Fernando César também fará um show solo, repleto de músicas de Pixinguinha, Benedito Lacerda, Sivuca e outras referências do choro, com a participação de Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Thanise Silva (flauta), Tiago Tunes (bandolim) e Valério Xavier (pandeiro).

A agenda de sábado ainda inclui show do saxofonista (e cozinheiro) brasiliense Esdras Nogueira, da banda Móveis Coloniais de Acaju. Referência na cena instrumental brasileira, ele faz uma apresentação com influências do carimbó, do jazz, da salsa, do samba e dos ritmos africanos e latinos. Já o quarteto de violões e percussão, formado pelos violonistas Manassés de Sousa, Claudio Alencar e Bosco Oliveira e pelo percussionista Sandro Alves tem repertório que vai “do popular ao improvável”, passando pelo rock, pelo erudito, pelo jazz e pela música regional.

No domingo, dia 25, é a vez do projeto instrumental Transquarto, que atua em Brasília desde 2015. Formada por Davi Mascarenhas (guitarra), Pepy Araújo (bateria), Gata Marques (baixo) e Tarso Jones (teclados), a banda tem caráter experimental, com sonoridades que passeiam entre o pop, o underground e o transcendental.

Enquanto isso, o pitoresco Galinha Caipira Completa se nomeia como um grupo de vanguarda de MPB instrumental, com a mistura de ritmos como choro, samba e baião. É formado pelos músicos Márcio Marinho (cavaquinho), Rafael dos Anjos (violão), Hamilton Pinheiro (contrabaixo) e Rafael dos Santos (bateria),

Por fim, o trio Muntchako, também de Brasília, exibe música sem letra, mas com muitos sotaques. E também muitas misturas: guitarrada paraense, forró paraibano, ska jamaicano, tango portenho, funk carioca e rock norte-americano, com uma pitada de batidas eletrônicas. Sem rótulos, a banda é formada por Samuel Mota (guitarra, banjo, programação e sintetizadores), Rodrigo Barata (bateria e samplers) e Macaxeira Acioli (percussão e samplers).

Paralelamente aos shows, o Fartura Brasília apresenta a Trupe Raiz do Circo, no sábado, 23. Trata-se de uma família de palhaços – mestre Mandioca Frita (Júlio César) e os filhos Macaxeira (Júlia Maia), Aipim (Davi Maia) e Fóli-Fóli (Luana Macedo) –, com tradição nas diversas vertentes do teatro circense e de rua. No domingo, dia 24, será a vez do cortejo do Circo Rebote: formada pelos palhaços Atawallpa Coello e Erika Mesquita, a companhia brasiliense apresenta espetáculos com acrobacia cômica, personagens excêntricos e música ao vivo. Em meio a tudo isso, a já querida Boneca Gigante Fartura passeia pelos corredores e alegra crianças e adultos.

 

Programação musical

Sábado, 23 de março

12h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

14h – Quarteto de violões e percussão – com Manassés de Sousa, Claudio Alencar, Bosco Oliveira e Sandro Alves

15h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

16h – Fernando César

17h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

18h – Grupo Choro Livre

19h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

20h – Esdras Nogueira

21h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

 

Domingo, 24 de março

11h-14h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

14h – Transquarto

15h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

16h – Galinha Caipira Completa

17h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

18h – Muntchako

19h – DJ Rodrigo Barata (Criolina)

 

Programação de artes cênicas

Sábado, 23 de março

Das 13h às 15h – Boneca Gigante Fartura

Das 15h às 18h – Trupe Raiz do Circo

18h – Boneca Gigante Fartura

 

Domingo, 24 de março

Das 13h às 15h – Boneca Gigante Fartura

15h – Cortejo do Circo Rebote

16h – Boneca Gigante Fartura

 

Tenho 29 anos e até poucos anos atrás poderia estar classificada como baladeira. O tempo foi passando e hoje seleciono melhor os lugares que valem a pena frequentar. Assim como já falamos, não é sobre glamour, é sobre diversão de verdade. Sobre gastar com o que realmente vale a pena. Queremos levar para todos um conteúdo que não achamos por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *