Dicas
Paco Revoredo Fotografia: amor em forma de imagem
Quando eu conversei com a Aline Revoredo para pedir uma entrevista sobre a “Paco Revoredo Fotografia” a minha intenção era fazer uma matéria falando sobre a empresa e o trabalho oferecido por eles. Mas, tudo mudou quando li as respostas da entrevista. Vi que estávamos falando sobre algo muito além, sobre sonhos e realizações. Então, por esse motivo o foco mudou.
Sempre gosto de ver pessoas empenhadas em realizar os sonhos, que focam em seus objetivos e não desistem até dar certo. Neste exato momento da minha vida estou 100% entregue a esse tipo de pensamento. Vai ver por isso, me senti tocada com a entrevista a seguir.
A Aline Revoredo e o Marco Paco são casados e fazem um lindo trabalho de fotografia, em Brasília. Quando os conheci não sabia desse dom maravilhoso que eles tinham e por isso me surpreendia a cada imagem postada nas redes sociais. Como tudo que é bom a gente indica aqui no After25, resolvemos que era a hora de apresentar para todos esse lindo trabalho.
After25: Quando surgiu a empresa?
Aline Revoredo: Então, deixa eu começar pelo começo. Sabe aqueles sonhos de vida que nós temos e vamos deixando pra depois e depois e depois? Pois é, eu sempre fotografei, aliás, adoro arte como expressão, gosto de pintar, desenhar, escrever e fotografar desde criança. Aqui em casa, meus pais fotografam (meu pai sempre investiu em equipamentos e a fotografia sempre foi um hobby pra ele desde criança; e pra minha mãe também). Aliás, a família toda foi por este caminho: dos meus irmãos, um é cineasta e o outro sempre foi a nossa cobaia e hoje é modelo (e algumas de suas fotos de entrada na carreira, fui eu que, orgulhosamente, fiz). Sempre fiz, informalmente fotos pra família, alguns amigos que me pediam, minha arte com amigos cobaias e eu sempre com os planos de “um dia serei fotógrafa profissional”. Até que um dia eu, literalmente, acordei de pulo e pensei, “se eu continuar adiando, não vou começar nunca!”. E foi então que, naquela mesma semana (algum dia em fevereiro de 2014), comecei a buscar clientes, criar um site, portfólio e avisar aos amigos que agora era oficial. Mas, como eu falei, não foi uma decisão “do nada”, foi algo pensado durante toda uma vida. Fiz muitos cursos de fotografia (jornalística, publicitária, artística) e alguns cursos que envolvem a pós-produção. E sempre que olho pra trás eu penso que foi uma jornada mais longa do que imaginava que seria, mas que me serviu de aprendizado, pois sinto que cada passo dado, cada ensaio feito me levou a perceber o que vejo diariamente de outras formas e a moldar melhor o meu olhar; sabe, melhorar um pouquinho a cada click. Talvez outras pessoas nem percebam, mas eu olho para minha jornada fotográfica com muito orgulho e carinho. Não é fácil trabalhar sem garantia de estabilidade financeira, mas sou mais feliz do que nunca…e estou apenas “começando”!
After25: Qual é o foco das fotografias? Tem algum tema ou vocês vão de acordo com a vontade do cliente?
Aline Revoredo: Nós trabalhamos com ensaios de beleza, família, casal, lifestyle, lifestyle com pet etc… até com fotografia still, quando há demanda. E claro que adoro fotografar paisagens! Fotografias são para marcar e guardar (com carinho) as fases da vida, então tentamos fazê-lo da melhor maneira que sabemos, porém sem perder ou desviar a personalidade e a vontade do nosso cliente. Na verdade, essa mistura do que a pessoa quer e do que nós podemos oferecer, que faz com que nos escolham em meio a tantos fotógrafos talentosos.
After25: Qual ensaio mais marcante que vocês já fizeram?
Aline Revoredo: Poxa… que injustiça! Eu sempre amo todos os meus ensaios! Me apego a cada um como se fosse um filho. rsrs De verdade, me apaixono por todos. Mas já que é pra escolher um, fico com o lifestyle que fiz, muito divertido, cheio de risadas e no meio do ensaio, caiu um toró! Mas estávamos tão entretidos, que fizemos fotos debaixo de chuva mesmo. O ensaio foi carinhosamente apelidado de “Amanda Of Thrones” por ela – o céu nublado e a tarde meio escura deram um toque especial com uma variação do romântico boho que era a proposta.
After25: E a fotografia? Qual a mais aleatória e marcante que vocês já fizeram?
Aline Revoredo: Tenho fotos que considero incríveis de momentos com minha família, amigos, passeios, fotos dos meus bebês (dois “pequenos” pastores alemães), não necessariamente são imagens profissionais, pensadas ou tratadas, mas que tenho um super carinho por elas pelos momentos que elas representam! Mas, tem uma foto que acho especial, porque tem toda uma história por trás: meu irmão, quando era pequeno, fez alguma travessura e minha mãe deu uma bronca nele, depois quando eu vi, ele (dramático desde bebê) estava na varanda, com um cabo de vassoura e uma toalha pendurada com umas roupas dentro dizendo que ia fugir. A cena era hilária e eu quis aproveitar, claro! Fui correndo mexer nas coisas do meu pai (que ele nunca me deixava pegar nada!) e, escondida, peguei uma câmera, coloquei um rolo de filme e fui fotografar o meu irmãozinho. Foram várias fotos na verdade, mas o engraçado, é que eu dizia a ele o que fazer, pra onde olhar e ele me obedecia lindamente. Lembro de pensar na luz e no enquadramento – até meus pais acharam graça da gente e meu irmão desistiu da “fuga”. Na época eu tinha uns 8 ou 9 anos e ele uns 3, 4. As fotos ficaram bem legais! Hoje nós brincamos e dizemos que aquele foi o primeiro ensaio nosso: eu como fotógrafa e ele como modelo.
After25: Você e o Marco são fotógrafos?
Aline Revoredo: Nos ensaios normalmente sou eu quem fotografa, mas o Marco tem um olhar muito bom e bastante sensibilidade! Eu gosto muito, porque acho que nós nos complementamos. Um sempre vê o que o outro não vê, temos ideias e propostas variadas e isso enriquece o ensaio.
After25: Para finalizar, o que é ser fotógrafa para você?
Aline Revoredo: Ser fotógrafo é ter o privilégio de capturar e eternizar um momento feito de um conjunto de motivos que jamais voltarão; é congelar um segundo de realidade; é ser capaz de enxergar com o coração. Como disse Henri Cartier-Bresson “Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”.
Nada mais lindo do que gente que trabalha por paixão, né? Para conhecer mais sobre o trabalho da Paco Revoredo Fotografia basta acessar o site deles e se encantar: www.pacorevoredo.com.
Marco Paco
Marco é, como gosta de se apresentar, assistente de fotografia por profissão e engenheiro por hobby. Mexicano, conheceu Aline quando se mudou para Brasília à trabalho. O gosto pela fotografia já existia, mas ao conhecê-la, só fez aumentar. Descobriu que tem talento e sensibilidade artística, bem como um olhar apurado para os detalhes. Adora cozinhar, viajar e estudar e sempre se dedica 100% a tudo o que se compromete. Super criativo, tagarela e brincalhão, consegue deixar qualquer um à vontade durante os ensaios fotográficos. De vez em quando, serve de modelo para os testes fotográficos de Aline.
Aline Revoredo
Aline é publicitária e ama fotografia desde criança, inspirada pelos pais, fotógrafos por hobby. Praticamente uma colecionadora de câmeras para cada ocasião, não esquece de levar para nenhum lugar que vai. Cursou Publicidade e Propaganda, onde estudou e se aprofundou na fotografia digital e analógica. Adora viajar (e quem não?), meio “nômade” coleciona experiências culturais pelas cidades e países onde já morou ou pisou na vida e considera que seu trabalho vem daí: é um pouco de cada pessoa com quem cruzou, de cada museu que visitou, de cada curso, livro, filme e lugares que conheceu.
0 comentários