Acontece
Projeto Cinesolar chega no Distrito Federal
O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará no dia 26 de julho em Sol Nascente, Ceilândia, iniciando a segunda etapa do fascinante circuito “Caminhos do Brasil”. Até o dia 30 do mesmo mês, levará na bagagem a magia do cinema também a Ceilândia, Sobradinho e Brasília (todas no Distrito Federal) e Chapada dos Veadeiros (Goiás). O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 200 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação.
Desenvolvido pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem o patrocínio do Google, e é inédito no País. A primeira sessão do circuito Caminhos do Brasil aconteceu no dia 16 de junho, na cidade de Pinheiro, no Maranhão. Depois, esteve em cidades do Piauí, Pernambuco, Bahia e Goiás. No dia 2 de julho, a sessão aconteceu em Fartura, um vilarejo sem luz elétrica, próximo a São Raimundo Nonato, no Piauí.
Desde o início das atividades, o Cinesolar realizou mais de 200 sessões em centenas de cidades do País, ultrapassando 40 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 500 mil watts, equivalente a cerca de 900 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade e a questão à tona.
O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.
Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, a iniciativa ainda promove oficinas de cinema, música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Essas atividades propõem a reciclagem de materiais para a confecção de instrumentos musicais e o preparo de pigmentos naturais, como argila e urucum, nas pinturas produzidas pelos participantes.
Em algumas das cidades, o Cinesolar faz dois tipos de programações. No primeiro deles são realizadas oficinas de “vídeo de bolso”, para estudantes e público em geral. Na sequência, são exibidos filmes com a temática da sustentabilidade e os vídeos produzidos nas oficinas realizadas. Também acontece a apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Infográficos e dois monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar.
Eu adorei a ideia do projeto, além de se preocupar em levar cultura e diversão para as comunidades carentes, o Cinesolar ainda economiza energia ao exibir filmes utilizando energia solar. Amo ver iniciativas assim, espero que essa van rode por muito tempo e atinja um grande número de pessoas cada dia mais. <3
Dia 26 – Sol Nascente, Ceilândia, Distrito Federal, à rua QNQ Conjunto 3, Trecho 3, Sol Nascente.)
Às 18h30 começa a exibição de curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Palhaço”.
Dia 27 – Acampamento Cigano da etnia Calon, em Sobradinho, Distrito Federal, à Rota do Cavalo, condomínio Serra DF400
Das 14h às 18h acontecem Oficinas com a Comunidade.
Às 18h30 começa a exibição de curtas*, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Palhaço”.
*Também será exibido o curta “Funeral à Cigana” (Brasil, 2012, 15min), do diretor Fernando Honesko. A ficção mostra Santo, um líder cigano que sai em viagem, com seu grupo, levando o corpo do pai, recém-falecido. Ele quer levar o corpo até sua cidade natal, para atender a um desejo da “Vó Sara”. Barrado pelo soldado Rangel, em um posto policial, Sandro enfrenta uma série de dificuldades legais para viver plenamente suas tradições.
Dia 28 – Unipaz (Universidade da Paz), Vila Arco-Íris, Brasília, Distrito Federal, à rua SMPW, Qd 08, Conj 02, na Área Especial Granja do Ipê
Às 18h30 começa a exibição de curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Começo da Vida”, de Estela Renner.
Dia 30 – Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás*
Das 14h às 18h acontecem Oficinas com a Comunidade.
Às 18h30 começa a exibição de curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Palhaço”.
*Evento em parceria com o XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
0 comentários