Dicas
Quinta Santa Bárbara – Eco Resort sustentável chega a Pirenópolis
Uma das cidades mais visitadas e apreciadas pelos brasilienses, Pirenópolis é conhecida por reunir natureza, arquitetura histórica e gastronomia de qualidade no mesmo lugar. A pousada Quinta Santa Bárbara, inaugurada no centro histórico da cidade durante os anos 80, logo se tornou um ponto cobiçado por turistas, graças a sua área de lazer completa e restaurante em meio à vegetação. Em maio de 2015, o estabelecimento teve as suas atividades interrompidas para dar espaço a um novo projeto, o Eco Resort Quinta Santa Bárbara.
O projeto promete valorizar o conjunto arquitetônico da cidade, bem como suas belezas naturais. Em um terreno de 60 mil m², onde apenas 10% de sua área total será ocupada por construções e, com 72% de área permeável, 30 mil m² serão destinados à vegetação, incluindo uma área de preservação permanente (APP). Os apartamentos, de um ou dois quartos, terão o charme da arquitetura colonial, característica de Pirenópolis, com alguns elementos contemporâneos. Além disso, os trabalhos produzidos por artesãos locais serão utilizados na decoração do Eco Resort, tanto em áreas comuns quanto no interior dos apartamentos.
A construção e a administração do projeto seguem princípios de sustentabilidade que dizem respeito à preservação ambiental, respeito aos valores da comunidade e estímulo à economia local. O empreendimento também desenvolverá sistemas para aproveitamento de águas, uso de energia solar e tratamento de 100% do esgoto, além de oferecer um trabalho de educação ambiental para crianças carentes e suas famílias, possibilitando a produção de mudas que serão usadas para o reflorestamento de, aproximadamente, 25 mil m².
A preocupação dos empreendedores com as riquezas naturais da cidade é visível até no acesso ao Eco Resort. Serão três acessos alternativos, estimulando os hóspedes a chegarem por caminhos que não dependam exclusivamente do centro histórico. O que reduzirá os impactos no trânsito local e incentivará os passeios a pé, diminuindo os níveis de gases poluentes no ambiente.
Além de contar com a proximidade das áreas gastronômicas e de compras, os hóspedes do Eco Resort Quinta Santa Bárbara terão direito a uma estrutura de lazer completa, que inclui praça de eventos, redários, piscinas aquecidas adulto e infantil, piscina de hidromassagem, piscina com toboágua, playground, brinquedoteca, quadra poliesportiva, fitness, salão de jogos, sauna, pista de caminhada, lago contemplativo, restaurante e salão de eventos.
As obras de infraestrutura do terreno serão iniciadas em julho/16 e as obras das edificações estão previstas para começar em 2017. A expectativa é que, durante as obras, cerca de 130 pessoas sejam contratadas, de forma direta ou indireta. Quando entrar em operação, o empreendimento deve gerar mais de 100 empregos formais, entre diretos e indiretos. O início das operações está previsto para 2020.
Já está aberta a sala de vendas na Rua do Bonfim, no centro de Pirenópolis, saiba mais em www.quintasantabarbara.com.br
Tem 29 anos, é de Brasília e já se divertiu muito por aqui. Com o passar da idade sentiu que ficou cada dia mais difícil saber quais são os locais que valem a pena sair de casa. Por isso decidiu colaborar com quem também está em busca de boas opções para se divertir, comer ou descansar em Brasília.
0 comentários