Acontece
Projeto Cinesolar chega no Distrito Federal
O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, estará no dia 26 de julho em Sol Nascente, Ceilândia, iniciando a segunda etapa do fascinante circuito “Caminhos do Brasil”. Até o dia 30 do mesmo mês, levará na bagagem a magia do cinema também a Ceilândia, Sobradinho e Brasília (todas no Distrito Federal) e Chapada dos Veadeiros (Goiás). O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 200 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação.
Desenvolvido pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem o patrocínio do Google, e é inédito no País. A primeira sessão do circuito Caminhos do Brasil aconteceu no dia 16 de junho, na cidade de Pinheiro, no Maranhão. Depois, esteve em cidades do Piauí, Pernambuco, Bahia e Goiás. No dia 2 de julho, a sessão aconteceu em Fartura, um vilarejo sem luz elétrica, próximo a São Raimundo Nonato, no Piauí.
Desde o início das atividades, o Cinesolar realizou mais de 200 sessões em centenas de cidades do País, ultrapassando 40 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 500 mil watts, equivalente a cerca de 900 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade e a questão à tona.
O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.
Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, a iniciativa ainda promove oficinas de cinema, música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Essas atividades propõem a reciclagem de materiais para a confecção de instrumentos musicais e o preparo de pigmentos naturais, como argila e urucum, nas pinturas produzidas pelos participantes.
Em algumas das cidades, o Cinesolar faz dois tipos de programações. No primeiro deles são realizadas oficinas de “vídeo de bolso”, para estudantes e público em geral. Na sequência, são exibidos filmes com a temática da sustentabilidade e os vídeos produzidos nas oficinas realizadas. Também acontece a apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Infográficos e dois monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar.
Eu adorei a ideia do projeto, além de se preocupar em levar cultura e diversão para as comunidades carentes, o Cinesolar ainda economiza energia ao exibir filmes utilizando energia solar. Amo ver iniciativas assim, espero que essa van rode por muito tempo e atinja um grande número de pessoas cada dia mais. <3
Dia 26 – Sol Nascente, Ceilândia, Distrito Federal, à rua QNQ Conjunto 3, Trecho 3, Sol Nascente.)
Às 18h30 começa a exibição de curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Palhaço”.
Dia 27 – Acampamento Cigano da etnia Calon, em Sobradinho, Distrito Federal, à Rota do Cavalo, condomínio Serra DF400
Das 14h às 18h acontecem Oficinas com a Comunidade.
Às 18h30 começa a exibição de curtas*, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Palhaço”.
*Também será exibido o curta “Funeral à Cigana” (Brasil, 2012, 15min), do diretor Fernando Honesko. A ficção mostra Santo, um líder cigano que sai em viagem, com seu grupo, levando o corpo do pai, recém-falecido. Ele quer levar o corpo até sua cidade natal, para atender a um desejo da “Vó Sara”. Barrado pelo soldado Rangel, em um posto policial, Sandro enfrenta uma série de dificuldades legais para viver plenamente suas tradições.
Dia 28 – Unipaz (Universidade da Paz), Vila Arco-Íris, Brasília, Distrito Federal, à rua SMPW, Qd 08, Conj 02, na Área Especial Granja do Ipê
Às 18h30 começa a exibição de curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Começo da Vida”, de Estela Renner.
Dia 30 – Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás*
Das 14h às 18h acontecem Oficinas com a Comunidade.
Às 18h30 começa a exibição de curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças.
Às 19h30 começa o longa “O Palhaço”.
*Evento em parceria com o XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.



Tem 29 anos, é de Brasília e já se divertiu muito por aqui. Com o passar da idade sentiu que ficou cada dia mais difícil saber quais são os locais que valem a pena sair de casa. Por isso decidiu colaborar com quem também está em busca de boas opções para se divertir, comer ou descansar em Brasília. 


Maurício Manieri apresenta megashow em Brasília
Boulevard Shopping recebe a primeira edição do Torresmofest na capital federal
Capital Moto Week 2023 tem Pitty, Pato Fu e Angra
Maior tributo ao Nirvana do mundo em Brasília com Orquestra Sinfônica
Capital Moto Week abre loja conceito com produtos comemorativos da edição de 20 anos do festival
0 comentários