Acontece
CPBSB2: Tudo o que rolou no sábado de Campus Party Brasília
Sábado de Campus Party Brasília e nós já podemos notar que é o dia mais movimentado por aqui. Acredito que todas aquelas pessoas que gostariam de vir, mas trabalham durante a semana estão aqui hoje. O clima é de animação total, não que antes não fosse.
Acompanhei a palestra “Lara Croft Reboot é feminista?” da Anne Caroline Quiangala, no palco Games & Creativity. A Anne é idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell – um blog sobre #nerdiandade Preta e Feminista, mestra em literatura pela UNB e estuda quadrinhos desde a graduação.
A palestra suscitou um debate a respeito da construção da protagonista da franquia Tomb Raider a partir de conceitos como “lugar de fala”, “privilégio” e “feminismo”. Fiquei bastante impressionada em como a Anne levantou um assunto tão sério e de tanta repercussão de maneira leve e descontraída. Muito boa!
Outro debate muito interessante que aconteceu foi o “Eu criei o direito é meu?”, no palco Feel the Future, com a Bianca Amaro, doutora em Linguística Aplicada, formada em Direito e Letras e ganhadora do prêmio internacional Electronic Publishing Trust for Development (EPT 2015).
Bianca abordou questionamentos sobre o direitos autorais e levantou perguntas como “se eu criei um software, um equipamento, uma nova tecnologia, até que ponto eu sou o dono?”; “Eu tive uma ideia, mas me roubaram.”; “Eu posso usar alguma coisa que não fui eu que criei?”. Da indagação abriu-se uma discussão sobre questões relacionadas a propriedade intelectual, o que é, o que pode o que não pode.
Ainda tem muita coisa boa para acontecer por aqui!
0 comentários