Dicas

Surf com remos? Stand Up Paddle é a sensação de Brasília!

De  | 

O Stand up Paddle – SUP é a moda do momento e tem tomado conta de todas as praias do Brasil. Em Brasília o esporte foi adaptado para o Lago Paranoá. Os praticantes do SUP na cidade contam com várias opções de clubes especialmente dedicados à modalidade. De acordo com a educadora física, Ray Castro, o esporte está altamente em foco por ser diferente. “Como em Brasília não temos praia, muitas pessoas se divertem no lago. É um esporte de fácil acesso e recomendado para qualquer tipo de pessoa, não existe restrição”, afirma.

SUP no Lago Paranoá. Foto: João

SUP no Lago Paranoá. Foto: João Américo

Fundado em 2009, o Clube do Vento é uma escola preparatória para pessoas interessadas em praticar esportes aquáticos. A procura pelo SUP é grande no local. De acordo com o proprietário do Clube do Vento, James Radde não existe uma média de idade dos praticantes. “Este é o grande diferencial do Stand Up Paddle, por isso é considerado o esporte que mais cresce no mundo. No Windsurf o praticante necessita de acompanhamento e aulas, no Kitesurf também. Já no SUP, qualquer pessoa que saiba nadar pode aproveitar. Seja uma criança ou um adulto. Estando acima do peso ou em plena forma física”, afirma.

Segundo a Educadora Física, Ray Castro, o esporte exige algumas técnicas, como, por exemplo, a posição dos pés. “Os pés precisam ficar afastados, é necessário olhar sempre para frente e remar a mesma quantidade dos dois lados. Se remar três vezes para a esquerda, precisa remar três vezes para a direita. O equilíbrio também é essencial”, explica.  Para ela, além de oferecer contato com a natureza, o SUP é uma ótima alternativa para trabalhar o condicionamento físico. “Durante o passeio, grupos musculares são exigidos, como: pernas, glúteos, costas, pés, braços e abdômen. Combinando força, coordenação e equilíbrio. Ainda vale ressaltar que é um esporte ótimo para conciliar trabalho do corpo e mente”, conta Ray Castro.

IMG_5234 (2)

Foto: João Américo

IMG_5248 (2)

Foto: João Américo

Equilíbrio e nado é o único requisito para aqueles que se interessam em praticar o esporte, conhecido por ser acessível e saudável para o corpo e a mente.

Tenho 29 anos e até poucos anos atrás poderia estar classificada como baladeira. O tempo foi passando e hoje seleciono melhor os lugares que valem a pena frequentar. Assim como já falamos, não é sobre glamour, é sobre diversão de verdade. Sobre gastar com o que realmente vale a pena. Queremos levar para todos um conteúdo que não achamos por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *