After25Fit

O começo de tudo

De  | 

Para dar o pontapé inicial no blog vou contar a história do meu emagrecimento para que você saiba como tudo começou.

Sempre fui uma criança magra, bem magra. Não gostava de comer comida, nem doces, bolos, nem nada, permaneci bem magra até 13 anos. Não me lembro exatamente quando, mas com 14 anos eu já não era mais a marginha de sempre, tinha um corpo normal, não me considerava gorda, e também acredito que na época eu nem pensava nisso. Com 17 anos comecei a me incomodar muito com meu corpo, e foi a primeira vez que decidi mudar. Me consultei com uma nutricionista e descobri que dos 55kg que eu tinha, 30% deles eram de pura gordura, o que era considerado alto para a minha idade (tenho 1,62 de altura). E então foi a primeira vez que fiz uma dieta, sempre acompanhada por um profissional. Em um mês eu reduzi meu percentual de gordura para 25% e perdi 4 kg, todos de gordura. Na época o único exercício que eu fiz foi caminhar na esteira em casa, 30 minutos todos os dias. Emagreci mais 2 kg e cheguei a pesar 49kg. Demorou um pouco, mas recuperei todos os quilos que tinha perdido.

montagem 2004

Não reparem na qualidade das fotos, em 2004 uma câmera digital boa não era tão acessível.

Em 2007 decidi fazer outra dieta e entrar na academia, foi nesse ano que eu descobri de adorava fazer exercício. Fiquei tão empolgada que um dia fiz uma aula de spinning 6h30 da manhã! Nem eu acredito quando lembro isso. Não me recordo se cheguei a ter bons resultados no emagrecimento, mas sei que meu período na academia foi curto. Eu era estagiária na época e ganhava muito pouco, logo, quando as contas apertaram a academia foi a primeira a ser excluída.

Sempre fiquei esperando o momento de voltar para a academia e voltar para a dieta, só que as coisas foram dificultando. Troquei de faculdade, o que mudou todo o meu trajeto. Depois de um tempo comecei a trabalhar o dia inteiro e estudava a noite, sem chance da academia. Passei a me incomodar muito com meu corpo, muito mesmo, mas não via solução, pois não tinha tempo para cuidar dele. Contei os dias e quando finalmente terminei a faculdade me matriculei novamente em uma academia, só que antes de realmente começar nas atividades físicas, eu ia passar 10 dias em Las Vegas, comendo tudo de ruim e do pior.

Quando voltei para o Brasil e fiz a avaliação física e quase caí da cadeira quando vi o resultado. Eu estava com 59,15kg e 37,28% de gordura :O e saí de lá sabendo que eu teria que perder 9kg para ficar saudável. Na época eu senti muita vergonha de estar daquele jeito, e hoje só estou me abrindo pq não estou mais nessa situação. Eu nunca tinha pesado tanto, o meu máximo tinham sido os 55kg dos 17 anos e nunca me imaginei tendo que perder tantos quilos. Por muita sorte da vida, eu tenho duas primas que são nutricionistas e que são muito boas no que fazem, elas foram fundamentais nesse início. Elas me alertaram que meu percentual de gordura estava altíssimo e era perigoso continuar daquele jeito. E foi nessa dieta que elas me passaram que eu comecei a mudar radicalmente.

Para começar uma dieta a gente não tem que ir se adaptando, é de uma vez só, tem que mudar tudo, senão não funciona. E foi assim que eu fiz. Decidi que ia ficar 30 dias sem sair da dieta, mas a promessa durou somente 15 dias, então decidi que ia passar os 30 dias sem comer nenhum doce, e consegui. Como? Nem eu sei. Minha mãe trabalha com doces e eu sou chocólatra, a combinação perfeita para estragar tudo. Consegui resistir esses 30 dias, e me apeguei neles mais como um desafio pessoal, para me provar que a vontade de comer doce não me dominava, que quem manda na minha alimentação sou eu, e não os meus desejos momentâneos. Em dois meses perdi 6kg de gordura(estava pesando 53,95)  e baixei o percentual para 30%. Em abril cheguei aos 19% de gordura, uma grande conquista em tão pouco tempo.

foto (4)

Roupas

Quando comecei a dieta, muitas pessoas me falaram que meu corpo estava ótimo e que não precisava mudar em nada. Elas falavam isso pq eu aprendi a me vestir escondendo meu corpo, e por conta disso quem me via não sabia como ele realmente estava. Passei tanto tempo usando essa estratégia que o meu olhar o meu gosto ficaram viciados, as batas e as blusas de modelo folgado eram sempre as que eu achava mais bonita. E mesmo depois que eu emagreci foi difícil me adaptar com essa mudança, eu não conseguia olhar outro tipo de roupa pq eu não estava acostumada com a ideia de que aquilo ia ficar bonito em mim.

Roupas largas

As roupas largas que me esconderam por tanto tempo.

Essas fotos que eu uso para fazer o “antes e depois” são sempre as mesmas pq elas são as únicas que realmente mostram o meu corpo. Comprei essa blusa por acidente em Las Vegas e odiei, só usei pq a temperatura na cidade não me permitia vestir outra coisa. Me lembro perfeitamente o tanto que fiquei incomodada nesse dia, o tanto que evitava me olhar no espelho, pq eu sabia que nada que eu fizesse ia mudar aquela situação. Essa blusa ficou tão apertada que quando eu emagreci ela era a única coisa do meu guarda roupa que deixava aparente os quilos perdidos. Aliás, esse short não serve mais em mim o/.

antes e depois

Outra situação “traumática” que me aconteceu nessa viagem foi quando fui comprar essa blusa da segunda foto. Comprei uma série de blusas iguais a essa para poder usar por baixo de blusas transparentes (sempre tentando esconder o corpo), quando eu vesti especificamente essa, dessa cor, ela ficou tão apertada e eu me senti tão horrível com ela que eu não consegui me olhar no espelho por dois segundos, tirei imediatamente. Comprei pq ela ia ficar por baixo de outra, não ia aparecer tanto. É uma sensação maravilhosa usar essa blusa sem nada por cima.

O que também me marcou muito foi quando fui comprar a roupa para passar o réveillon. Pela primeira vez eu experimentei vestidos brancos, não fazia isso pq sabia que não iam ficar bem em mim. Experimentei sete vestidos brancos, e os sete ficaram lindos. Esse dia eu tive a maior prova de que eu estava bem com o meu corpo e que tinha valido a pena todo o esforço que tinha feito. Quem se sente acima do peso e não gosta do corpo, sabe que o vestido branco serve apenas para mostrar tudo que incomoda. Só que dessa vez foi diferente, dessa vez eu estava ali tentando decidir qual estava mais bonito. Foi muito bom passar por isso, é muito bom ter auto-estima.

Esse foi o vestido branco escolhido o/

Esse foi o vestido branco escolhido o/

Quem me conhece pode até pensar que eu estou exagerando, porque nunca falei essas coisas, mas acontece que não é fácil expor esse tipo de sentimento. Eu tenho certeza que só estou conseguindo fazer agora pq eu estou em outra situação. Não é fácil falar que está insatisfeita, mas que não está fazendo nada, sempre temos medo do julgamento. Eu não queria que ninguém me julgasse, então eu sempre tocava no assunto em tom de brincadeira “minha nossa, engordei tanto que o vestido tá curto hahaha”, mas não dava para saber o tanto que aquele vestido curto estava me incomodando.

Por que fazer o blog

Em dezembro, quando tinha atingido os 51kg perdi a vergonha e contei nas minhas redes sociais  sobre o meu emagrecimento. Recebi muitos recados carinhosos e também muitas perguntas sobre como tinha sido todo o processo. Sempre respondi do mesmo jeito: não tem mistério, é dieta e exercício.

No inicio da minha dieta o Instragam me ajudou bastante e me deu muita força para continuar. Por meio dele eu conheci a história de várias mulheres normais que conseguiram vencer a luta com a balança e o espelho. Foi por ele que eu vi que a gente não precisa ser rica, nem artista e nem ter todo o tempo livre para poder emagrecer. Foram histórias como as da Bella Falconi, Gabriela Pugliese, Mimis, Marina Iris, Camilla Pires, Mickelly Oliveira que me fizeram acreditar que bastava ter força de vontade que eu ia ficar de bem com o meu corpo. É por causa de histórias como essas, e pelas perguntas que eu recebi que eu estou aqui contando isso tudo.

Decidi fazer esse espaço para mostrar para as pessoas que a gente pode sim perder peso de maneira saudável e sem neurose. Não precisamos gastar rios de dinheiro em tratamentos estéticos e em cirurgias plásticas para poder ter um visual que gostamos.

Não vou postar dietas, não sou profissional dessa área, e mesmo se fosse não o faria, a dieta é individualizada, o que é bom para mim pode não ser bom para você. Pelos mesmos motivos não irei postar treinos de musculação, não sou profissional e o que serve para mim pode não servir para você.

Quero usar o blog para compartilhar dicas legais e incentivar aquelas pessoas que estão evitando um encontro mais demorado com o espelho, ou as que estão se escondendo nas roupas largas, ou as que já começaram e querem continuar. Eu me senti tão bem e tão feliz quando eu mudei que seria um prazer enorme ajudar mais pessoas a sentir isso.

Obrigada por você ter chegado até aqui, seja bem vindo e vamos juntos nessa!

Tem 29 anos, é de Brasília e já se divertiu muito por aqui. Com o passar da idade sentiu que ficou cada dia mais difícil saber quais são os locais que valem a pena sair de casa. Por isso decidiu colaborar com quem também está em busca de boas opções para se divertir, comer ou descansar em Brasília.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *